Projeto gráfico criado para o meu Trabalho de Conclusão do curso de Bacharelado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel.
 
Título: Linhas, Palavras, Texturas, Superfícies: Coleção de Cartazes “A Forma do Design”
 
É comum acadêmicos e profissionais do design gráfico interessarem-se pelas etapas mais adiantadas de um processo de criação e me parece que investigar elementos tão básicos, como o ponto e a linha, está em desuso. Por compreender que o estudo dos fundamentos do design ajuda a qualificar o objeto final a pesquisa Linhas, Palavras, Texturas, Superfícies: Coleção de Cartazes “A Forma do Design”, vinculada ao Curso de Design Gráfico do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, busca aprofundar tais elementos através do aporte teórico/visual de Arnhein (1980), Dondis (2003), Lupton (2008), dentre outros. Como resultado prático da investigação teórica apresento uma coleção de quatro cartazes cujas composições tem ênfase em linhas, palavras, texturas e superfícies.
_________________________________________________________________________________
 
Graphic project created for my final monograph of the bachelor's degree on Graphic Design.
 
Título: Linhas, Palavras, Texturas, Superfícies: Coleção de Cartazes “A Forma do Design”
 
Often graphic design academics and professionals are interested in the earliest stages of a creation process and it seems to me that investigate such basic elements as the point and the line, is in disuse. By realizing that the study of the fundamentals of design helps to qualify the final object, the research: Lines, Words, Textures, Surfaces: Posters Collection "The Shape of Design", linked to the Graphic Design course from Arts Center of the Federal University of Pelotas, seeks to deepen these elements through the visual/theoretical framework of Arnheim (1980), Dondis (2003), Lupton (2008), among others. As a practical result of the theoretical research, we present a collection of four posters whose compositions have an emphasis on lines, words, textures and surfaces.
Para a conclusão do curso de bacharelado em Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas faz-se necessária a apresentação de um trabalho teórico-prático. 
_____________________________________________________________________________
 
To complete the bachelor's degree in Graphic Design at the Universidade Federal de Pelotas it is necessary to present a theoretical and practical work.
 
O meu projeto prático consiste na criação de quatro cartazes, nos quais utilizo os fundamentos básicos da linguagem visual na contrução de texturas. Este projeto tem como questão problema responder de que maneira linhas podem criar texturas nas quais a palavra se torna parte integrante da superfície de cartazes?
________________________________________________________________________________________
 
My practical project consists in the creation of four posters, in which I use the fundaments of visual language in the construction of textures. This project aims to answer how lines can create textures in which the word becomes an integral part of the surface of posters?
 
O processo de criação da coleção de cartazes se deu aos poucos, ao longo do ano de 2015, juntamente com o desenvolvimento teórico. Por se tratar de um trabalho manual e detalhado, sua confecção foi lenta, onde cada cartaz tomou em média, aproximadamente oito horas de trabalho, divididas entre três e quatro dias.
______________________________________________________________________________
 
The process of creating the poster collection took place gradually throughout the year 2015, along with the theoretical development. Since this is a manual and detailed work, its making was slow, where each poster took, on average, about eight hours of work, divided between three and four days.
Os cartazes foram inicialmente desenvolvidos manualmente, com canetas de tinta nanquim, em tamanho A4 (210 x 297 mm) e posteriormente ampliados por meio digital para o formato A3 (297 x 420 mm).
_________________________________________________________________________________
 
The posters were originally developed manually with ink pens in size A4 (210 x 297 mm) and later expanded digitally to A3 size (297 x 420 mm).
 
A monografia foi impressa em papel sulfite 90 m/g², tamanho 170 x 240 cm, finalizada em brochura com capa dura e sobrecapa em papel sulfite 120 m/g²
__________________________________________________________________________________
 
The monograph is printed on sulphit paper 90 m/g², size 170x240 cm, finished in brochure with a hardcover and a jacket on sulphite paper 120 m/g².
Os cartazes foram entregues em cilindros com acabamento em papel adesivo impresso com detalhes dos trabalhos criados. 
_______________________________________________________________________________
 
The posters were delivered in cylinders with printed adhesive paper with details of jobs created.
Para a criação de cada cartaz, comecei formando as bases modulares dentro das quais as linhas foram desenhadas, feitas à lápis, com ajuda de uma régua.
____________________________________________________________________________________
 
For each poster, I started with the basic grids, with pencil and ruler, where the lines were later drawn.
O título desta monografia apresenta as palavras chaves em uma ordem específica na qual a palavra “Linhas” aparece em primeiro lugar, depois “Palavras”, a seguir “Texturas” e, por fim, “Superfícies”. Esta ordem não foi seguida no processo de criação dos cartazes desta coleção. A primeira composição criada foi “Palavras”, acompanhada por “Linhas”, “Superfícies” e, por último, “Texturas”. As espessuras das canetas foram utilizadas de modo crescente (0,1mm – 0,3mmm – 0,5mm – 0,7mm); assim, a primeira composição foi desenhada com espessura mais fina enquanto a última com espessura mais grossa.
____________________________________________________________________________
 
The title of this monograph presents the key words in an specific order in which the word "Lines" comes first, then "Words", followed by "Textures", and finally "Surfaces". This order was not followed on the creation process of the posters. The first composition created was "Words", then "Lines", "Surfaces" and the last one was "Textures". The thickness of the pens were used in a crescent way (0,1 mm - 0,3 mm - 0,5 mm - 0,7 mm); this way, the first composition was drawn with the thinner point pen and the last one with the thicker point pen.
 Cartaz Linhas | Poster "Lines"
 Cartaz Palavras | Poster "Words"
Cartaz Texturas | Poster "Textures"
Cartaz Superfícies | Poster "Surfaces"
Por fim, penso chegar a uma espécie de resposta à pergunta motriz deste Trabalho de Conclusão de Curso, pois percebo que as texturas podem ser criadas através da organização das linhas de acordo com sua direção, posicionamento e espessura. Nelas, a palavra torna-se parte integrante da superfície através do lettering, o qual, por sua natureza mais flexível, permite a composição de letras sem preocupações rígidas ditadas por métodos tipográficos. É claro que respostas como estas são muito relativas, pois a pesquisa em artes visuais não requer resultados objetivos.
______________________________________________________________________________
 
Lastly, I believe I have reached some kind of answer for the main question of this project, because I noticed that the textures can be created by organizing the lines according to its direction, position and thickness. In this textures, the word becomes a part of the surface through the lettering, which has a more flexible nature, which allows a free composition with the letters without rigid concerns dictated by topographical methods. Of course answers like that are very relative, for research in visual arts does not require objective results.
Estudar os fundamentos da linguagem visual é porta de entrada para o melhor entendimento de todo e qualquer design. Tais fundamentos são a base da criação de peças gráficas e digitais, nas quais pontos, linhas, planos, cores e tipografia, reunidos, formam o layout desenvolvido pelo designer. Entendê-los é compreender a completude do processo criativo.
______________________________________________________________________________
 
Studying the fundamentals of visual language is the gateway to a better understanding of any design. These fundamentals are the basis for creating graphical and digital layouts, in which points, lines, surfaces, colors and typography together make up the layout developed by the designer. Understanding them is to comprehend the completeness of the creative process.
 
 
 
Obrigada!
Thanks!
Back to Top